DW AngolaOndaka

Ondaka

Ondaka is a community newspaper published in Portuguese and Umbundu serving the interests of communities in the Planoalto Central of Angola. Since its inception in 2001, it has published articles reflecting the views and voices of organized groups in several of the country's provinces.

Ondaka contributes to community-based adult literacy programs in an effort to close the nationwide education gap. DW is the main sponsor of this news bulletin.

Documents

ONDAKA Numéro 1606 2016

Wednesday, 1 June, 2016

As crianças da província do Huambo pedem fim a todo tipo de violência contra menores, e apelam no mesmo sentido aos governantes a trabalharem afincadamente, com vista a diminuir também os conflitos nos lares.
O apelo consta de uma mensagem lida durante o acto provincial comemorativo do 16 de Junho, dia da criança africana, celebrado na quinta-feira, em cerimónia orientada pelo vice-governador para o Sector Político e coordenador do Conselho Provincial da criança, Guilherme Tuluca.
Encontro recomendou igualmente o reforço do abastecimento de água potável e do fornecimento
de energia eléctrica, para a melhoria das condições de vida e do bem-estar das famílias, em
particular dos menores

ONDAKA Numéro 1605 2016

Sunday, 1 May, 2016

A valorização e o reforço das competências das famílias requer a conjugação de
esforços entre os actores sociais, com vista a consolidação do desenvolvimento
harmonioso da sociedade, considerou o vice-governador da província para o sector
político e social, Guilherme Tuluca, na abertura do XVII Conselho Provincial da Família.
O governante referiu que o país vive uma crise de valores éticos, morais e cívicos no seio das famílias, por inerência de perda de importantes figuras de referência e da rotura dos sistemas de organização social tradicional, hábitos e costumes que sempre configuraram as comunidades.

ONDAKA Numéro 1604 2014

Friday, 1 April, 2016

O líder da extinta seita religiosa “A luz do mundo”, José Julino Kalupeteka foi condenado a 28 anos de prisão maior pela autoria moral de 9 homicídios qualificados consumados, 8 homicídios qualificados frustrados, desobediência, resistência, e danos materiais.
A leitura da sentença pôs fim ao processo querela 141/2015, em que estão arroladas provas do crime ocorrido na aldeia Caluei, município de Cunhinga, província do Bié, e no Monte Sumi, município da Caála, província do Huambo.

ONDAKA Numéro 1603 2016

Tuesday, 1 March, 2016

O vice-governador do Huambo para o sector político e social, Guilherme Tuluca, defendeu o fortalecimento dos laços de igualdade, irmandade e companheirismo entre homens e mulheres, em prol do bem comum.
Ao discursar no acto provincial do 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, Guilherme Tuluca considerou que, sendo a mulher a fonte e sustentadora da vida, é fundamental haver uma
empatia entre os dois géneros nos lares e em vários sectores sociais.

ONDAKA Numéro 1602 2016

Tuesday, 2 February, 2016

A província do Huambo registou mais de 48 casos de febre amarela tendo 16 deles deles resultado em óbitos, até no inicio da segunda quinzena do mês Fevereiro, do ano em curso. por essa razão foram apresentadas aos membros do Governo da província, as medidas a contenção da doença durante a primeira sessão ordinária do conselho provincial de auscultação e concertação social

ONDAKA Numéro 1601 2016

Friday, 1 January, 2016

Decorre no Tribunal provincial do Huambo o julgamento do líder da seita “A luz do mundo”, José Julino Kalupeteka e seus seguidores. O referido julgamento iniciado a 18 de Janeiro do ano em curso, começou com a audição do co-arguido José Felipe Quintas.O líder da seita e seus seguidores são indiciados nos crimes de homicídio qualificado consumado, homicídio voluntário frustrado, desobediência, resistência e posse ilegal de arma de fogo. O julgamento está a ser presidido pelo juiz Afonso Pinto. No segundo dia foram interrogados quatro co-arguidos indiciados nos mesmos crimes O líder da seita e seus seguidores são indiciados nos crimes de homicídio qualificado consumado, homicídio voluntário frustrado, desobediência, resistência e posse ilegal de arma de fogo. O julgamento está a ser presidido pelo juiz Afonso Pinto. No segundo dia foram interrogados quatro co-arguidos indiciados nos mesmos crimes

 

ONDAKA Numéro 1512 2015

Tuesday, 1 December, 2015

O projecto de Gestão de terra, financiado pela União Europeia e implementado pela Visão Mundial e Development Workshop, formou durante o ano de 2015 vários técnicos das províncias de Benguela, Bié e Huambo

O mesmo foi criado com o objectivo de garantir a pose da terra, pesca, floresta e outros recursos naturais, para os pequenos agricultores, pessoas vulneráveis e comunidades, para alcançar a segurança alimentar e a irradicação da pobreza em Angola.

ONDAKA Numéro 1511 2015

Sunday, 1 November, 2015

A comissão dinamizadora da conferência municipal da sociedade civil da Caála, realizou no passado dia 31 de Outubro de 2014 no mesmo município na escola 4 de Abril, uma conferência para descubrire dar soluções de alguns aspectos da vida social. Também foram analisadas algumas recomendações deixadas na última conferência. Estiveram presentes entidades governamentais e religiosas, ONG‘S e organização juvenil.O administrador disse que o cidadão tem conquistado cada vez mais espaço e autonomia em ser senhor do seu próprio destino e determinar o seu futuro dentro daquilo que está no seu controlo. Explicou também que o executivo angolano tem vindo a criar condições de modo que a sociedade civil tenha múltiplas formas de expressão e de intervenção social. 

ONDAKA Numéro 1510 2015

Thursday, 1 October, 2015

A Fazenda da Esperança, vocacionada ao tratamento das pessoas dependentes químicas, vai abrir uma área feminina no município do Cachiungo, para acolher as mulheres que padecem desse mal. O responsável daquela instituição, Lawrence Miura disse que a ideia surge da necessidade que existe em ajudar as mulheres a deixar o consumo de álcool e outras drogas.

Lawrence Miura disse que o local para a construção da nova Fazenda que vai acolher inicialmente 20 ou 30 mulheres por anos já está definido. “Vamos agora trabalhar na documentação necessária, recrutar trabalhadores e dar início na construção”, salientou. O período de recuperação com duração de um ano, a metodologia e o formato é o mesmo tanto para os homens como para as mulheres, mas terão em conta as necessidades femininas sobretudo para as mães.
A Fazenda da Esperança é uma instituição afecta a Igreja Católica, desde Outubro de 2011 trabalha na recuperação dos jovens dependentes químicos vindos de diversos pontos do país. Localizada na comuna da Babaera município do Cachiungo, até ao momento recuperou e reinseriu á sociedade 79 jovens do sexo masculino. Actualmente possui total de 63 internos, dos quais, 57
jovens em recuperação, três jovens que já terminaram o processo e regressaram á Fazenda para se fortalecer após uma recaída e três voluntários.

ONDAKA Numéro 1509 2015

Tuesday, 1 September, 2015

O município do Huambo comemorou no dia 21 de Setembro, os seus 103 anos desde que ascendeu à categoria de cidade, pelo então governador-geral da província portuguesa de Angola, general José Mendes Ribeiro Norton de Matos.

Até à altura da independência de Angola, a cidade se chamou de Nova Lisboa e a sua fundação coincidiu com a realização da primeira viagem
do comboio dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB), facto que marcou a abertura e inauguração da linha férrea que liga a cidade portuária do Lobito ao leste do país. A história da cidade do Huambo regista dois momentos importantes, o primeiro da sua fundação a 8 de Agosto de 1912 através da portaria 1040, assinada pelo general Norton de Matos.

ONDAKA Numéro 1508 2015

Saturday, 1 August, 2015

No âmbito do projecto Monitoria dos Recursos do Sector da Saúde”,que está a ser implementadopela ONG Angolana ADESPOV com o financiamento da USAID o coordenador deste projecto realizou uma visitade campo, com o objetivo de constatar in loco o andamento deste projecto da administração local,enquadrado no plano orçamental da municipalização dos serviços de saúde do  Longonjo,  do  exercício económico 2014, orçado em 15.000.000,00

ONDAKA Numéro 1507 2015

Wednesday, 1 July, 2015

Nesta época de cacimbo, os agricultores e criadores de gado utilizam diferentes técnicas para preparar as terras. Na região do Planalto Central, a queimada é a mais comum, por ser rápida e fácil. Boa parte dos agricultores e camponeses desconhecem as implicações económicas e ecológicas que esta prática acarreta para os solos e para o próprio meio ambiente. Os agricultores João Kapingãla e Antonieta Joana sabem apenas que, após a queimada, têm o solo limpo para a preparação do terreno, mas desconhecem o impacto negativo que tal prática pode provocar nas
culturas.

ONDAKA Numéro 1506 2015

Monday, 1 June, 2015

O mês de Junho é dedicado a todas as crianças. No dia 1 comemora-se o dia internacional, cuja efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objectivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças enfrentavam.Neste dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor religião, origem social, país de origem, têm direito a afecto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, protecção contra todas as formas de exploração, e a crescer num clima de Paz e Fraternidade

ONDAKA Numéro 1505 2015

Friday, 1 May, 2015

A organização não governamental angolana Development Workshop (DW) presta apoio às comunidades com a implementação de projectos de água e saneamento, e gestão de terras.O responsável da ONG no Huambo Amílcar Salumbo, disse que o projecto de água e saneamento vem na sequência de várias acções que a organização tem estado a realizar. O projecto denominado “ver água” que ;visa a monitoria do funcionamento de alguns pontos de água através da utilização de tecnologia celular, telefonia móvel já está concluído. “É uma acção pioneira ao nível do país e os resultados que obtivermos vão ser úteis para a aplicação em outras localidades. Na sequência do referido projecto iniciou um outro também na vertente de água e saneamento”, disse. Amílcar Salundo referiu que é um projecto de capacitação de grupos de gestão de águas e saneamento básico na província do Huambo concretamente nos municípios do Huambo, Cachiungo e Bailundo, e na província do Kwanza Sul, município da Kibala. Segundo o responsável a previsão é de estender-se para as províncias de Luanda, Cabinda e Cunene. “Estamos a dar o primeiro passo que compreende a comunicação com os beneficiários do projecto e com as autoridades para delinear as acções que serão desenvolvidas. Este projecto tem a duração de cinco anos” frisou.

 

ONDAKA Numéro 1504 2015

Wednesday, 1 April, 2015

Os responsáveis religiosos defenderam um trabalho contínuo para a manutenção da paz. Esse trabalho baseia-se na transmissão da mensagem de conversão reconciliação harmonia e diálogo entre os homens O secretário executivo da Associação Missão Centro da Igreja Adventista do Sétimo dia Pastor Adriano Tomé sublinhou que a paz é um bem comum e dádiva de Deus por isso as igrejas têm muito que fazer de modo a que esta paz seja conservada. O responsável religioso lembrou que o papel das igrejas é de manter a harmonia social e espiritual das pessoas e trabalhar para reter esta paz.

ONDAKA Numéro 1503 2015

Sunday, 1 March, 2015

Uma comissão da maior empresa seguradora em Angola ENSA, dirigiu-se no dia 26 de Março às instalações da ONG Development Workshop, (D.W) para esclarecimento de algumas dúvidas sobre as vantagens que o seguro oferece. Entrevista Funcionários da empresa D.W são
Esclarecidos da importância do seguro completo Por sua vez o responsável da ONG D.W Amilcar Salumbo disse: a empresa tem estado a promover estes encontros para que os trabalhadores assegurados estejam informados sobre as condições do seguro, reconhecendo seus direitos e suas obrigações. Acredito que no final deste encontro muita coisa importante venhamos a colher.
Em entrevista ao Ondaka, Mário Morais Funcionário da ENSA no Huambo falou-nos um
pouco do seguro de saúde: Ondaka- O que é o seguro de saúde? Mario- É um contrato celebrado
para tratamento de doenças, que o nosso cliente, a pessoa que é assegurada, apresentar durante o contrato de seguro. O- Quem deve fazer o seguro de saúde? M- O seguro de saúde está em
disponibilidade total para todo o cidadão dos zero aos sessenta e cinco anos de idade, devendo
apenas os menores dar cópia da cédula pessoal, para os maiores de idade cópia do bilhete de
identidade, ou passaporte se for estrangeiro

 

ONDAKA Numéro 1502 2015

Sunday, 1 February, 2015

Dia 9 de Fevereiro de 2015 parte do corpo directivo da província do Huambo decidiu reunir pela segunda vez na sala de reuniões da biblioteca Constantino Kamonli, com alguns responsáveis das distintas igrejas que exercem cultos om declarações provisórias no Huambo. Também com as que não se fazem sentir das mesmas declarações. O presídio estava constituído pelas entidades governamentais tais são: Vice-governador da província do Huambo para esfera política e social, Guilherme Tuluka, Director provincial da cultura Pedro Tchissanga segundo Comandante Provincial da Policia Nacional para ordem pública e outros como o Director Provincial da Ordem Pública

ONDAKA Numéro 1501 2015

Thursday, 1 January, 2015

Durante o final do mês de Janeiro de 2015 e princípios do mês de Fevereiro, uma equipa composta pelos técnicos da (DW, Visão Mundial e FAO) ligados ao projecto sobre Gestão de Terras no Planalto central de Angola, acompanhados pelos técnicos da EDA, Administração Municipal e IGCA do Bié deram início ao processo de legalização comunitária da aldeia de Kachicala com o objectivo de obtenção de um título de reconhecimento.

 

ONDAKA Numéro 1412 2014

Monday, 1 December, 2014

Um novo programa no valor de €3.5 milhões de euros dará início para melhorar a gestão de terras e contribuir para a segurança alimentar e nutricional das famílias de agricultores e comunidades vulneráveis nas terras do Planalto Central de Angola. Isto será conseguido através da aplicação, ao nível do país, das Directrizes Voluntárias definidas pela comunidade internacional em 2012 para uma melhor governação de terras

ONDAKA Numéro 1411 2014

Saturday, 1 November, 2014

A comissão dinamizadora da conferência municipal da sociedade civil da Caála, realizou no passado dia 31 de Outubro de 2014 no mesmo município na escola 4 de Abril, uma conferência para descubrire dar soluções de alguns aspectos da vida social. Também foram analisadas algumas recomendações deixadas na última conferência. Estiveram presentes entidades governamentais e religiosas, ONG‘S e organização juvenil.O administrador disse que o cidadão tem conquistado cada vez mais espaço e autonomia em ser senhor do seu próprio destino e determinar o seu futuro dentro daquilo que está no seu controlo. Explicou também que o executivo angolano tem vindo a criar condições de modo que a sociedade civil tenha múltiplas formas de expressão e de intervenção social. 

ONDAKA Numéro 1410 2014

Wednesday, 1 October, 2014

No dia 16 de Outubro do ano de 2014, a direcção da família e promoção da mulher da Província do Huambo realizou um workshop na sala de conferência do Get Hotel com o tema: O reforço da capacidade das direcções províncias, em técnicas de programação, planificação, gestão e orçamento na implementação da política nacional de igualdade e equidade de género.

O presídio estava constituído pela directora da família e promoção da mulher, Frutuosa de Jesus Cassinda, George cabimda , consultor independente e Deolinda de Almeida chefe do departamento
da política de igualdade de programação, gestão e orçamentação. Sensibilizar os participantes sobre a necessidade e importância do conhecimento das técnicas de planificação, programação,
gestão e orçamentação.

ONDAKA Numéro 1408 2014

Friday, 1 August, 2014

Desaparecem os homens, mas ficam na memória os feitos que os identificam. A inesquecível figura e incomparável a nível de Angola e não só, Doutor António Agostinho Neto foi mais uma vez recordada pela Nação Angolana na data que marcou o dia do seu desaparecimento físico.Se
estivesse vivo Neto teria 92 anos. No Huambo a data não passou despercebida a ninguém, divididos em grupos, todos festejaram. O acto central ocorreu no município do Longonjo com varias actividades políticas e sóciais. Mas os homens da escrita, trova, declamadores reuniram-se no Instituto Médio Agrário (I.M.A), onde foi formado mais um núcleo da brigada jovem de literatura e teve lugar uma palestra sobre a vida e obra do primeiro presidente de Angola, foi ministrado.

 

ONDAKA Numéro 1407 2014

Tuesday, 1 July, 2014

Durante o ano de 2013, a província do Huambo firmou-se no mercado da escrita positivamente, e em 2014 o senário continuou. Grandes escritores que por amor à poesia, romance e prosas, mostraram ao povo Angolano, não só, que a melhor escrita pode sair de diversas partes do país, apostando em publicações de várias obras. Em entrevista o secretário provincial da brigada jovem de literatura «João Lara Hotalala» disse ao jornal a brigada jovem de literatura, temos vindo a realizar programas ou actividades de carácter literários, como: palestras, capacitação literária, incetivar a leitura aos jovens, promover lançamentos de livros. Também temos na forja um vasto projecto literário que culminará no dia 26 de Setembro, isto com apresentação do livro o germinar no chão fértil do planalto. Esta obra é uma antologia que congrega jovens poetas do Huambo e alguns convidados, como: Jovens de Benguela, Lubango. E para saudar o dia do poeta maior temos em vista uma festa de poesia na biblioteca Constantino Kamõli no dia 17 de Setembro.

ONDAKA Numéro 1406 2014

Development Workshop
Sunday, 1 June, 2014

O dia 1 de Junho na Província do Huambo foi marcado com varias actividades, onde os petizes mostraram os seus dotes. Criança a patinar, tocando instrumentos musicais e outras mostrando que são os futuros no canto, assim, cantaram e encantaram o público que ali se fazia presente.Como crianças tem poder ao mundo inteiro, a festa continuou até o dia 16 onde mostraram suas satisfação e insatisfação perante os governantes da provincia e directores de vários sectores do estado. Guilherme Tuluka vicegovernador para área política e social também se fez presente como prelector
da actividade, Disse: “ Fica complicado fazer um discurso perante uma organização das nossas crianças que mostraram sua capacidade de organizar um encontro, com a presidência e o secretariado constituído de forma como vimos. Prefiro talvez interagir com as crianças, começando
por recordar que estamos no mês especialmente dedicado a criança

ONDAKA Numéro 1405 2014

Development Workshop
Thursday, 1 May, 2014

Comemorar o 1º de Maio hoje é também mobilizar os trabalhadores para continuarem a lutar pelos seus direitos. Consolidar os direitos conquistados e lutar por direitos ainda não alcançados. No nosso contexto isto inclui, por exemplo, (1) o direito ao reconhecimento da actividade laboral de milhares de trabalhadores do sector informal e o (2) direito à manifestação. A actividade dos trabalhadores no sector informal responde a necessidade dos clientes que pagam esses serviços. Os serviços de venda nas praças, o serviço de transporte por motorizadas, para citar dois exemplos, devem ser reconhecidos como respondendo a procuras no mercado. Por isso, as pessoas que oferecem estes serviços devem ser respeitadas como trabalhadores. A melhoraria das condições em que esses
serviços são prestados deve ser promovida, para proteger os consumidores. Mas deve ser promovida a par do respeito e protecção aos trabalhadores que trabalham nesses sectore

 

ONDAKA Numéro 1404 2014

Development Workshop
Tuesday, 1 April, 2014

No dia 29 de Abril de 2014, decorreu a entronização do novo rei do Huambo, com a presença de várias autoridades tradicionais e governamentais. Primeiramente o rei eleito teve que entregar uma cabeça de gado ao rei cessante e este teve dominar o animal que foi depois abatido. O novo rei pediu aos reis que já passaram, para que deiam-lhe coragem para trabalhar. A dança tradicional ``olundongo´´ e os palhaços rechearam o programa. O Ondaka procurou obter mais informações do Dr João Afonso, Chefe do Património Cultural, que falou do significado do acto. Falando sobre a importância do acto referiu que os povos bantu incluem vários grupos em Angola que criam um mosaico do que é a identidade deste país unido na diversidade cultural. O que se assistiu foi um ritual tradicional de empossamento de uma autoridade tradicional máxima desta região. Existem cinco reinos na região do Planalto Central de Angola: o Reino do Huambo, Reino do Bailundo, Reino do Chingolo, Reino do Sambo e Reino de Chiaca. O que se assistiu foi a uma mudança que somente
pode ocorrer dentro da linhagem consanguínea dos anteriores reis.

 

ONDAKA Numéro 1403 2014

Development Workshop
Saturday, 1 March, 2014

Com músicas e danças mostrando a tradição da terra, os grupos desfilaram no Largo Sai Di Mingas, para mais uma vez mostrarem a cultura Angolana. Fomos ao encontro da chefe do departamento de acção cultural, que nos avançou com alguns dados. Vitorina Navimbi disse: `` Nesta edição de 2014, estão todas as condições criadas, para a fase Municipal, são 36 grupos dos quais 17 da classe infantil, e 19 grupos adultos. Destes temos 2 grupos da classe A, estes são grupos carnavalescos e classe B dança tradicional, onde vão participar todos os grupos para a fase Províncial. Os Municípios realizaram a fase municipal, onde selecionaram dois grupos para a fase provincial´´. Foi também adiantado no que concerne aos prémios, onde Vitorina disse: não houve alterações aos prémios em relação ao ano de 2013. O Ondaka acompanhou a actividade, onde notou-se a dificuldade para selecionar os vencedores da grande festa popular.

ONDAKA Numéro 1402 2014

Development Workshop
Saturday, 1 February, 2014

Uma das bases de uma sociedade mais justa é a criação de oportunidades de ascensão social baseada no mérito. E o acesso a um ensino de qualidade é fundamental para desenvolver uma cultura de mérito e permitir que as nossas crianças e jovens mais brilhantes possam desenvolver o seu potencial. Várias matérias que são publicadas neste número pretendem informar sobre esforços que estão a ser feitos para melhorar a qualidade do ensino. Mas trazem também a realidade de locais onde o acesso ao ensino não está garantido. No próximo número abordarem a questão do duplo emprego, que tanto tem agitado o sector da educação.

ONDAKA Numéro 1047 2014

Development Workshop
Wednesday, 1 January, 2014

O comando provincial do Huambo da Polícia Nacional, no âmbito do aumento da segurança rodoviária, realizou a Operação «Vida Segura nas Estradas» que visou identificar motociclistas que circulam sem capacete de protecção e sem documentos. Montaram 521 postos de fiscalização
rodoviária, 277 patrulhamentos auto, 84 patrulhamentos motorizados e lançaram 131 grupos de supervisão aos postos montados.

ONDAKA Numéro 1311 2013

Development Workshop
Friday, 1 November, 2013

ONDAKA Numéro 1306 2013

Development Workshop
Saturday, 1 June, 2013

ONDAKA Numéro 1305 2013

Development Workshop
Wednesday, 1 May, 2013

ONDAKA Numéro 1304 2013

Development Workshop
Monday, 1 April, 2013

ONDAKA Numéro 1210 2012

Development Workshop
Monday, 1 October, 2012

ONDAKA Numéro 1209 2012

Development Workshop
Saturday, 1 September, 2012

ONDAKA Numéro 1207 2012

Development Workshop
Wednesday, 1 August, 2012

ONDAKA Numéro 1208 2012

Development Workshop
Wednesday, 1 August, 2012

ONDAKA Numéro 1206 2012

Development Workshop
Sunday, 1 July, 2012

ONDAKA Numéro 99 2012

Development Workshop
Sunday, 1 April, 2012

ONDAKA Numéro 98 2010

Development Workshop
Monday, 1 November, 2010

ONDAKA Numéro 87 2009

Development Workshop
Sunday, 1 March, 2009

ONDAKA Numéro 86 2009

Development Workshop
Sunday, 1 February, 2009

ONDAKA Numéro 85 2009

Development Workshop
Thursday, 1 January, 2009

ONDAKA Numéro 84 2008

Development Workshop
Monday, 1 December, 2008

ONDAKA Numéro 83 2008

Development Workshop
Saturday, 1 November, 2008

ONDAKA Numéro 82 2008

Development Workshop
Wednesday, 1 October, 2008

ONDAKA Numéro 81 2008

Development Workshop
Monday, 1 September, 2008

ONDAKA Numéro 81 2008

Development Workshop
Friday, 1 August, 2008

ONDAKA Numéro 80 2008

Development Workshop
Tuesday, 1 July, 2008

ONDAKA Numéro 80 2008

Development Workshop
Sunday, 1 June, 2008

ONDAKA Numéro 79 2008

Development Workshop
Thursday, 1 May, 2008

ONDAKA Numéro 78 2008

Development Workshop
Tuesday, 1 April, 2008

ONDAKA Numéro 77 2008

Development Workshop
Saturday, 1 March, 2008

ONDAKA Numéro 76 2008

Development Workshop
Friday, 1 February, 2008

ONDAKA Numéro 75 2008

Development Workshop
Tuesday, 1 January, 2008

ONDAKA Numéro 72 2007

Development Workshop
Wednesday, 1 August, 2007

ONDAKA Numéro 72 2007

Development Workshop
Wednesday, 1 August, 2007

ONDAKA Numéro 71 2007

Development Workshop
Sunday, 1 July, 2007

ONDAKA Numéro 70 2007

Development Workshop
Sunday, 1 July, 2007

ONDAKA Numéro 68 2007

Development Workshop
Sunday, 1 April, 2007

ONDAKA Numéro 69 2007

Development Workshop
Thursday, 1 March, 2007

ONDAKA Numéro 67 2007

Development Workshop
Thursday, 1 February, 2007

ONDAKA Numéro 66 2007

Development Workshop
Monday, 1 January, 2007

ONDAKA Numéro 65 2006

Development Workshop
Wednesday, 1 November, 2006

ONDAKA Numéro 63 2006

Development Workshop
Friday, 1 September, 2006

ONDAKA Numéro 62 2006

Development Workshop
Tuesday, 1 August, 2006

ONDAKA Numéro 61 2006

Development Workshop
Saturday, 1 July, 2006

ONDAKA Numéro 60 2006

Development Workshop
Thursday, 1 June, 2006

ONDAKA Numéro 59 2006

Development Workshop
Monday, 1 May, 2006

ONDAKA Numéro 58 2006

Development Workshop
Saturday, 1 April, 2006

ONDAKA Numéro 57 2006

Development Workshop
Wednesday, 1 March, 2006

ONDAKA Numéro 56 2006

Development Workshop
Wednesday, 1 February, 2006

ONDAKA Numéro 55 2006

Development Workshop
Sunday, 1 January, 2006

ONDAKA Numéro 54 2005

Development Workshop
Thursday, 1 December, 2005

ONDAKA Numéro 53 2005

Development Workshop
Tuesday, 1 November, 2005

ONDAKA Numéro 52 2005

Development Workshop
Saturday, 1 October, 2005

ONDAKA Numéro 51 2005

Development Workshop
Thursday, 1 September, 2005

ONDAKA Numéro 50 2005

Development Workshop
Monday, 1 August, 2005

ONDAKA Numéro 49 2005

Development Workshop
Friday, 1 July, 2005

ONDAKA Numéro 48 2005

Development Workshop
Wednesday, 1 June, 2005

ONDAKA Numéro 47 2005

Development Workshop
Sunday, 1 May, 2005

ONDAKA Numéro 46 2005

Development Workshop
Friday, 1 April, 2005

ONDAKA Numéro 45 2005

Development Workshop
Tuesday, 1 March, 2005

ONDAKA Numéro 44 2005

Development Workshop
Tuesday, 1 February, 2005

ONDAKA Numéro 43 2005

Development Workshop
Saturday, 1 January, 2005

ONDAKA Numéro 12 2004

Development Workshop
Wednesday, 1 December, 2004

ONDAKA Numéro 11 2004

Development Workshop
Monday, 1 November, 2004

ONDAKA Numéro 10 2004

Development Workshop
Friday, 1 October, 2004

ONDAKA Numéro 9 2004

Development Workshop
Wednesday, 1 September, 2004

ONDAKA Numéro 8 2004

Development Workshop
Sunday, 1 August, 2004

ONDAKA Numéro 7 2004

Development Workshop
Thursday, 1 July, 2004

ONDAKA Numéro 6 2004

Development Workshop
Tuesday, 1 June, 2004

ONDAKA Numéro 5 2004

Development Workshop
Saturday, 1 May, 2004

ONDAKA Numéro 4 2004

Development Workshop
Thursday, 1 April, 2004

ONDAKA Numéro 3 2004

Development Workshop
Monday, 1 March, 2004

ONDAKA Numéro 2 2004

Development Workshop
Sunday, 1 February, 2004

ONDAKA Numéro 1 2004

Dev
Thursday, 1 January, 2004

ONDAKA Numéro 10 2003

Development Workshop
Saturday, 1 November, 2003

ONDAKA Numéro 9 2003

Deve
Wednesday, 1 October, 2003

ONDAKA Numéro 8 2003

Development Workshop
Monday, 1 September, 2003

ONDAKA Numéro 7 2003

Development Workshop
Friday, 1 August, 2003

ONDAKA Numéro 6 2003

Development Workshop
Tuesday, 1 July, 2003

ONDAKA Numéro 5 2003

Development Workshop
Sunday, 1 June, 2003

ONDAKA Numéro 4 2003

Development Workshop
Thursday, 1 May, 2003

ONDAKA Numéro 3 2003

Development Workshop
Saturday, 1 March, 2003

ONDAKA Numéro 2 2003

Development Workshop
Saturday, 1 February, 2003

ONDAKA Numéro 1 2003

Development Workshop
Wednesday, 1 January, 2003

ONDAKA Numéro 7 2002

Development Workshop
Monday, 1 July, 2002

ONDAKA Numéro 6 2002

Development Workshop
Saturday, 1 June, 2002

ONDAKA Numéro 5 2002

Development Workshop
Wednesday, 1 May, 2002

ONDAKA Numéro 4 2002

Deve
Monday, 1 April, 2002

ONDAKA Numéro 3 2002

Development Workshop
Friday, 1 March, 2002

ONDAKA Numéro 2 2002

Development Workshop
Friday, 1 February, 2002

ONDAKA Numéro 1 2002

Development Workshop
Tuesday, 1 January, 2002

ONDAKA Numéro 11-12 2001

Development Workshop
Thursday, 1 November, 2001

ONDAKA Numéro 10 2001

Development Workshop
Monday, 1 October, 2001

ONDAKA Número 7-9 2001

Development Workshop
Sunday, 1 July, 2001

Ondaka dizia numa das edições andamos devagar mas que estamos com pressa Nesta, apesar das dificuldades, que temos enfrentado aparecemos com uma nova visão trabalhando numa edição trimestral. A razão desta é apenas para justificar os sucessivos atrasos que se notam nas nossas edições. Entretanto, prometemos que nas próximas voltaremos ao rítmo habitual.

ONDAKA Numéro 7-9 2001

Development Workshop
Sunday, 1 July, 2001

ONDAKA Número 6 2001

Development Workshop
Friday, 1 June, 2001

Ondaka quer falar mais alto despertando a sociedade no sentido de compreender o seu alvo. Queremos que através deste, todos que têm vindo a nos ouvir criem um espírito de reflexão, de contribuição para junto expandirmos a informação para além mar.

ONDAKA Numéro 6 2001

Development Workshop
Friday, 1 June, 2001

ONDAKA Número 5 2001

Development Workshop
Tuesday, 1 May, 2001

Ondaka, o seu companheiro que chega sempre atrasado, estamos caminhando”andamos devagar, mas estamos com pressa”. Aprender o jornalismo comunitário, dar e receber informações aos que precisam e aos que nos dão, é a nossa aposta. Amigo leitor o contributo na linha do melhoramento escrevendo para nós, o ondaka está recessivo.

ONDAKA Numéro 5 2001

Development Workshop
Tuesday, 1 May, 2001

ONDAKA Numéro 4 2001

Development Workshop
Sunday, 1 April, 2001

ONDAKA Número 3-4 2001

Development Workshop
Thursday, 1 March, 2001

Embora com atraso considerável aqui estamos com o terceiro número do Ondaka. Problemas no abastecimento de papel e a dependência em relação a um reduzido número de pessoas para fazer a composição e impressão estão ultrapassados. Acreditamos que melhoraremos no que toca à pontualidade...

ONDAKA Número 2 2001

Development Workshop
Thursday, 1 February, 2001

Aqui estamos com o segundo número do Ondaka. Com um novo visual mas com a mesma vontade de informar e de aproximar as comunidades das zonas peri-urbanas e rurais do Huambo. Tentaremos pois, com a ajuda dos vários grupos de publicação comunitária, fazer com que cada boletim seja cada vez mais preenchido com notícias e informações de interesse para esse público e escritas pelos próprios membros das comunidades.

ONDAKA Numéro 2 2001

Development Workshop
Thursday, 1 February, 2001

ONDAKA Número 1 2001

Development Workshop
Monday, 1 January, 2001

Ondaka é o boletim que estamos a criar com este primeiro número. Porquê Ondaka? ‘Ondaka’ significa palavra, em umbundo, e a palavra é talvez aquilo que nos torna humanos. É através da palavra (falada e escrita) que nos unimos, é através da palavra que partilhamos o que pensamos e o que sentimos. É essencialmente através da palavra que criamos cultura e que a transmitimos aos nossos filhos.

ONDAKA Numéro 1 2001

Development Workshop
Monday, 1 January, 2001

AddThis